quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

II JAJA em Esgueira

E o JAJA, COMO FOI????

...por Bia Matos
"No dia 21 de Fevereiro de 2010 fomos a descoberta. Passamos o nosso horizonte e vimos um mundo repleto de novas ideias.
Nós queríamos participar nesta actividade, II JAJA, mas nunca tínhamos ido a nada do género e mais a mais só as duas. Caímos lá de pára-quedas...
Chegámos à igreja de esgueira às 8 horas e seguimos um grupo até ao pavilhão onde seria a concentração.
Encontramo-nos com uma amiga que nos pôs logo a vontade. Á entrada recolherem as malas, os alimentos e a inscrição. Depois pintaram-nos as mãos de cores fluorescentes e pressionámos um pano preto de maneira a deixarmos a marca. Encaminharam-nos para uma sala onde estavam a tocar e a cantar. Depois ensinaram-nos uma música e os gestos correspondentes a determinadas palavras. Esta seria a música que marcaria aquele dia. Depois projectaram aquele videoclip que já vimos numa das nossas catequese (Black Eyed Peas - I Gotta Felling). Fizeram um teatro com efeitos de luz negra, muito original, e quando terminaram fomos para o palco da actuação para tirarmos um bocado de tecido com uma letra duma cor que correspondia ao nosso grupo e que formava a palavra QUIMERA, o nome da música. A partir daí fomos distribuídos por salas com cerca de 10 jovens de diferentes idades, desde os 15 aos 18 anos, e distribuíram uns papéis com uma personagem. Tínhamos de descobrir o nosso par e conhecer um pouco essa pessoa. Por exemplo, eu fiquei com a personagem Pumba e juntei-me ao Timon. Começamos por perguntar aquelas coisas básicas: idade, paroquia e escola que frequentavam, ano... Lançaram-nos um outro desafio: fazer um teatro juntando as diversas personagens como Timon e Pumba, Sherek, Fiona e Burro, 3 Mosqueteiros, Narutu, Harry Potter e o Rei Artur. Fizemo-lo e apresentámo-lo a outro grupo. De seguida lemos umas perguntas e tínhamos de responder se éramos culpados ou inocentes e no caso de sermos culpados o que é que íamos fazer para passar a ser inocentes – parte da reflexão. Depois reunimo-nos todos de novo na sala inicial e almoçamos. Mais tarde, inscrevemo-nos em dois workshops. Um foi dado por uma professora de EMRC da escola secundária José Estêvão e o outro pelo padre da paróquia. Assim demos por terminado o nosso dia. Depois ainda se segui a missa, mas nos não presenciamos porque já eram horas.
Foi um dia diferente."
...por Ana Laura
"Lembro-me de falar com a Bia sobre a actividade e de termos logo mostrado interesse em ir. Todas as paróquias de Aveiro, em Esgueira a participarem num sem número de actividades e jogos durante todo o dia 21 de Fevereiro de 2010.
E assim foi, nesse dia acordámos bem cedo (a parte mais dolorosa, sem duvida) para estarmos às 8h na igreja de Esgueira. Seguimos as outras pessoas até ao pavilhão onde encontrámos amigos que nos ajudaram a integrar.
Começámos por entrar todos para uma grande sala onde nos ensinaram gestos para acompanhar uma música que cantámos várias vezes durante o dia. A seguir apagaram as luzes e encenaram o teatro que introduziria a actividade e que terminou com a divisão dos jovens em sete grupos, ou irmandades como lhe chamámos, indo cada uma delas para uma sala onde decorreram todas as actividades de grupo que fizemos ao longo do dia. Cada irmandade foi dividida em dois grupos, e os grupos por pares, em que cada um se apresentou ao outro e que de seguida se apresentaram ao grupo. Depois das apresentações feitas tivemos de fazer um teatro que depois apresentámos ao outro grupo da irmandade.
Vimos um vídeo sobre o ambiente e as alterações que este tem vindo a sofrer, deparando-nos com o facto de nos últimos 50 anos o mundo ter mudado mais que em inúmeras gerações anteriores. Fizemos um jogo com este tema em que reflectíamos sobre as nossas atitudes perante o nosso planeta, o egoísmo, o ciúme, a inveja…
Voltámos para o pavilhão onde almoçámos e inscrevemo-nos em dois workshops que nos ocupariam a tarde. Escolhemos um sobre as aulas de EMRC, em que descobrimos com a ajuda de uma professora desta disciplina da escola José Estevão que estas aulas podem ser muito construtivas e ajudarem-nos a viver a nossa fé no contexto escolar. O segundo workshop foi dado pelo padre da paróquia, que falou sobre o CUFC, Centro Universitário de Fé e Cultura, de Aveiro, que se localiza perto da Universidade e é um sítio em que os universitários podem continuar o seu caminho como cristãos, assistir a missas ou simplesmente tomar um café com os amigos.
E foi assim o nosso dia. Voltámos para casa com muitas histórias para contar, como é costume depois de um dia bem passado."