quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

...por Ana Laura
"Lembro-me de falar com a Bia sobre a actividade e de termos logo mostrado interesse em ir. Todas as paróquias de Aveiro, em Esgueira a participarem num sem número de actividades e jogos durante todo o dia 21 de Fevereiro de 2010.
E assim foi, nesse dia acordámos bem cedo (a parte mais dolorosa, sem duvida) para estarmos às 8h na igreja de Esgueira. Seguimos as outras pessoas até ao pavilhão onde encontrámos amigos que nos ajudaram a integrar.
Começámos por entrar todos para uma grande sala onde nos ensinaram gestos para acompanhar uma música que cantámos várias vezes durante o dia. A seguir apagaram as luzes e encenaram o teatro que introduziria a actividade e que terminou com a divisão dos jovens em sete grupos, ou irmandades como lhe chamámos, indo cada uma delas para uma sala onde decorreram todas as actividades de grupo que fizemos ao longo do dia. Cada irmandade foi dividida em dois grupos, e os grupos por pares, em que cada um se apresentou ao outro e que de seguida se apresentaram ao grupo. Depois das apresentações feitas tivemos de fazer um teatro que depois apresentámos ao outro grupo da irmandade.
Vimos um vídeo sobre o ambiente e as alterações que este tem vindo a sofrer, deparando-nos com o facto de nos últimos 50 anos o mundo ter mudado mais que em inúmeras gerações anteriores. Fizemos um jogo com este tema em que reflectíamos sobre as nossas atitudes perante o nosso planeta, o egoísmo, o ciúme, a inveja…
Voltámos para o pavilhão onde almoçámos e inscrevemo-nos em dois workshops que nos ocupariam a tarde. Escolhemos um sobre as aulas de EMRC, em que descobrimos com a ajuda de uma professora desta disciplina da escola José Estevão que estas aulas podem ser muito construtivas e ajudarem-nos a viver a nossa fé no contexto escolar. O segundo workshop foi dado pelo padre da paróquia, que falou sobre o CUFC, Centro Universitário de Fé e Cultura, de Aveiro, que se localiza perto da Universidade e é um sítio em que os universitários podem continuar o seu caminho como cristãos, assistir a missas ou simplesmente tomar um café com os amigos.
E foi assim o nosso dia. Voltámos para casa com muitas histórias para contar, como é costume depois de um dia bem passado."

Sem comentários:

Enviar um comentário