quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

E o JAJA, COMO FOI????

...por Bia Matos
"No dia 21 de Fevereiro de 2010 fomos a descoberta. Passamos o nosso horizonte e vimos um mundo repleto de novas ideias.
Nós queríamos participar nesta actividade, II JAJA, mas nunca tínhamos ido a nada do género e mais a mais só as duas. Caímos lá de pára-quedas...
Chegámos à igreja de esgueira às 8 horas e seguimos um grupo até ao pavilhão onde seria a concentração.
Encontramo-nos com uma amiga que nos pôs logo a vontade. Á entrada recolherem as malas, os alimentos e a inscrição. Depois pintaram-nos as mãos de cores fluorescentes e pressionámos um pano preto de maneira a deixarmos a marca. Encaminharam-nos para uma sala onde estavam a tocar e a cantar. Depois ensinaram-nos uma música e os gestos correspondentes a determinadas palavras. Esta seria a música que marcaria aquele dia. Depois projectaram aquele videoclip que já vimos numa das nossas catequese (Black Eyed Peas - I Gotta Felling). Fizeram um teatro com efeitos de luz negra, muito original, e quando terminaram fomos para o palco da actuação para tirarmos um bocado de tecido com uma letra duma cor que correspondia ao nosso grupo e que formava a palavra QUIMERA, o nome da música. A partir daí fomos distribuídos por salas com cerca de 10 jovens de diferentes idades, desde os 15 aos 18 anos, e distribuíram uns papéis com uma personagem. Tínhamos de descobrir o nosso par e conhecer um pouco essa pessoa. Por exemplo, eu fiquei com a personagem Pumba e juntei-me ao Timon. Começamos por perguntar aquelas coisas básicas: idade, paroquia e escola que frequentavam, ano... Lançaram-nos um outro desafio: fazer um teatro juntando as diversas personagens como Timon e Pumba, Sherek, Fiona e Burro, 3 Mosqueteiros, Narutu, Harry Potter e o Rei Artur. Fizemo-lo e apresentámo-lo a outro grupo. De seguida lemos umas perguntas e tínhamos de responder se éramos culpados ou inocentes e no caso de sermos culpados o que é que íamos fazer para passar a ser inocentes – parte da reflexão. Depois reunimo-nos todos de novo na sala inicial e almoçamos. Mais tarde, inscrevemo-nos em dois workshops. Um foi dado por uma professora de EMRC da escola secundária José Estêvão e o outro pelo padre da paróquia. Assim demos por terminado o nosso dia. Depois ainda se segui a missa, mas nos não presenciamos porque já eram horas.
Foi um dia diferente."

Sem comentários:

Enviar um comentário