sábado, 16 de janeiro de 2010

MANIFESTO...

Gostaria de mudar na Igreja que sou... (desabafos e pedidos dos jovens do 10º Ano)

...o facto de alguns cristãos não nos deixarem fazer uma crítica construtiva sobre aquilo que pensamos
...a limitação que alguns nos dão ao criticar a Igreja
...a limitação de muitos
...deveria ser mais actual
...a Igreja igual para todos
...o facto de nem todos adoptarem a religião
...a indiferença entre as pessoas
...o facto de as pessoas não se poderem dar bem só pelo facto de não acreditarem no mesmo
...certos valores que deveriam ser repensados
...que as pessoas fossem mais unidas

Mundo, ouve-me bem...

Mundo, ouve-me bem com atenção:
Foste habituado desde pequeno a mostrares que és bom nisto ou naquilo, foste habituado a viver em função do que os outros querem que tu sejas e não daquilo que tu queres ser.
Aprendeste desde muito cedo os valores sociais do mundo, valores que te obrigam a seres prisioneiro em ti próprio, que te obrigam a ser cada vez menos um ser único, original e irrepetível; estás a tornar-te um robot socialmente manipulado.
Caro mundo, tens vindo a perder a capacidade de relação e tornando-te mestre irrepreensível da arte da interacção. As tuas conversas, as tuas questões, as tuas respostas não se preocupam o mínimo em ser verdadeiras ou originais, são as indispensáveis à tua integração no meio onde vives.
Mundo... tenho pena de te ver assim; fazes-me lembrar um boneco articulado, que se deixa moldar ao gosto de cada um, sem poder dizer “assim não, assim não quero”. Sabes mundo, hoje tens medo de assumires verdadeiramente quem és, tornaste-te um verdadeiro perito na arte do disfarce, agora és assim, daqui a pouco és quase assim e daqui a nada já és outro... aprendeste na perfeição a arte do disfarce consoante o ambiente onde estás.
Fora de casa todos gostam de ti, todos te reconhecem, todos te solicitam, és um exemplo para todos; em casa és outro... és fechado, parece que não conheces a tua família, eles têm receio de falar contigo, não te conhecem...
Mundo, no que te tornaste...
Vou contar-te um segredo: tenho saudades de como tu eras antes. Antes de seres adulto, gostava mais de ti quando eras ainda uma criança, eras verdadeiro; gostava mais de ti quando eras adolescente, não escondias a tua opinião; gostava mais de ti quando eras jovem, tinhas em ti o desejo de fazer mudanças para melhor. Agora que és adulto apetece-me chorar; não te reconheço. Não vejo em ti a verdade, nunca sei ao certo a tua opinião, tornaste-te plasticina sem vontade de fazer mudanças mas que está constantemente a moldar-se a tudo o que lhe aparece.
Mundo posso dizer-te mais uma coisa? Posso de certeza ou estás a dizer-me que sim por boa educação? Então olha, volta às origens. Começa a fazer do teu dia a dia uma constante novidade, diferente do de ontem e caminho de construção para o de amanhã. Não queiras ser como os outros querem que tu sejas, sê original. Deixa de olhar para quem está ao teu lado e começa a ver quem está ao teu lado; há que ser diferente dos outros. Mundo, não és perfeito! Nunca te tinham dito? Pois bem, tu não és perfeito mas estás chamado a sê-lo; ânimo, estás chamado a sê-lo mas não sozinho. Exactamente com ajuda; ajuda daquele a quem tu hoje ainda chamas “ELE”; apesar de colidires com Ele constantemente não o conheces; no caminho para a perfeição começarás a tratá‑Lo por “TU”, começarás a chamá‑Lo por “TU” quando te deixares conhecer por “ELE”. Este “ELE” que já não será um “ELE” mas um “TU”, é a tua ajuda para a perfeição. Com Ele serás incondicionalmente mais rico, estarás cada vez mais perto da perfeição. O “TU” conta também com muitos outros “ELES” que querem ser teus “TUS” para contigo e através de ti ficarem mais ricos.
Não andes com os olhos “fechados”, está atento...
Mundo, queres ser mais?
Volta às origens e faz-te mais...


Luís Sousa
Um FORTE ABRAÇO...
e BOA semana!!!